Vaga de Analista de relações sindicais, São Paulo, SP, Brasil

Analista de relações sindicais

📍 São Paulo, SP, Brasil 📄 CLT

Descrição da Vaga

O profissional irá atuar como um mediador entre a empresa e os sindicatos, garantindo que as relações trabalhistas sejam conduzidas de forma legal e sustentável. Suas principais funções incluem apoio a negociação de acordos coletivos, a gestão de conflitos e a garantia do cumprimento da legislação trabalhista, além de outras atividades do Departamento de Relações Sindicais.

Principais Responsabilidades:

  • Participar da negociação de acordos coletivos com os sindicatos, buscando um consenso que beneficie tanto a empresa quanto os empregados.
  • Atuar como mediador, quando da ocorrência de conflitos entre a empresa e empregados buscando soluções que respeitem a legislação trabalhista e as necessidades das partes.
  • Acompanhar as alterações na legislação trabalhista garantindo que a empresa esteja em conformidade com as normas vigentes.
  • Fornecer suporte às orientações trabalhistas em diversas áreas, como folha de pagamento, gestão de pessoal e processos de admissão e demissão.
  • Participar de audiências e eventos sindicais, representando a empresa e buscando o fortalecimento das relações com os sindicatos.
  • Identificar e controlar os riscos trabalhistas, buscando a prevenção e a mitigação de conflitos.
  • Analisar indicadores de relações trabalhistas, como custo de pessoal, impactos de ajustes em remunerações e benefícios, absenteísmo, rotatividade e processos judiciais, identificando áreas de melhoria e apoiando decisões estratégicas.
  • Auxiliar o departamento jurídico da empresa em processos trabalhistas em ações coletivas;

Requisitos:

  • Formação superior em Direito, Administração, Economia ou áreas correlatas.
  • Desejável experiência prévia na área de Relações Sindicais.
  • Conhecimento em legislação trabalhista e previdenciária.
  • Habilidade para trabalhar com sistemas de RH e pacote Office.
  • Boa comunicação, organização e capacidade de trabalhar em equipe.

Qualidades Pessoais:

  • Proatividade e iniciativa para identificar e resolver problemas.
  • Empatia e habilidade para lidar com as necessidades e preocupações dos empregados.
  • Comprometimento com a melhoria contínua e a eficiência das relações de trabalho.
  • Aptidão em resolver/mediar conflitos. 

Publicado há 1 semana